quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Se inteirando.....

Qual a relação entre Tecnologias Assisitivas e educação?
Como é a realidade brasileira em se tratando de Tecnologias Assistivas?

Tecnologias Assistivas

A TA deve ser entendida como um auxílio - recursos e serviços – “que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.”
Seu objetivo é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade. Pode variar de um par de óculos ou uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado.
O serviço de TA auxiliará, a partir da avaliação do usuário, na seleção ou confecção do recurso apropriado, na elaboração de estratégias para um bom desempenho funcional e na aplicação e ensino de utilização do recurso, em prática contextualizada, na tarefa pretendida.
Os serviços de TA comumente envolvem profissionais de áreas como a: terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, educação, psicologia, enfermagem, medicina, engenharia, arquitetura, design e técnicos de muitas outras especialidades.
Não há uma classificação única e definitiva para as TAs, podendo-se incluir auxílios para a vida diária e/ou prática - tais como talheres modificados, suportes para utensílios domésticos (alimentação), roupas de manuseio facilitado, recursos para transferência, barras de apoio -;

passando por órteses e próteses; mobiliário e adaptações;
a adaptações de hardware e softwares; em áreas de necessidade pessoal como comunicação, mobilidade, transporte, educação, trabalho, lazer e outras.

2 comentários:

  1. Olá Benedita
    Achei seu blog MUITO legal, bem explicativo.
    As fotos da olimpíada me fez lembrar os tempos de trabalho na sala especial.
    Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Benedita!

    Parabéns pelo blog e pelas postagens!
    Adorei o vídeo!

    Rô vitória

    ResponderExcluir